EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA





O Metodo cientifico é como faca.Há sempre uma apropriada

Para cortar cada tipo de objeto.(Wilhelm Dilthey)

Onde houver a menor possibilidade para a mente humana conhecer

Aí pode existir um legitimo objeto de pesquisa para a ciência.

(Karl Pearson)

Para se conhecer melhor uma ciência, é útil remontar as suas origens. O interesse por assuntos que, hoje, pertencem à psicologia é muito antigo mas, enquanto ciência, a psicologia é muito jovem.Os discípulos e mesmo os filhos de seus fundadores ainda vivem. Desta maneira, nós somos até certo ponto contemporâneos da formação da psicologia enquanto ciência.
Wilhem Wundt(1832-1920) merece o titulo de fundador desta jovem ciência por ter sido editor do primeiro jornal destinado exclusivamente a publicar pesquisas psicológicas e criador do primeiro laboratório de psicologia, em Leipzig.


A Psicologia, hoje
A grande e geral aceitação de técnicas psicológicas nos mais diversos setores da vida moderna, demonstra a atualidade desta ciência. Podemos considerar a psicanálise como a mais revolucionaria destas técnicas.Vamos, agora, apresentar uma definição de psicologia considerando a psicologia de um modo amplo, podemos dizer que:Psicologia é a ciência que estuda o comportamento dos seres animados e, no caso do homem,seu comportamento, sua experiência e seu modo de ser ou personalidade.

Divisão da psicologia:
A divisão da psicologia depende das variações do seu objeto. A investigação das transformações que vão ocorrendo na pessoa humana, desde o nascimento até a morte  nos dá a primeira divisão da psicologia, a psicologia evolutiva,que estuda o desenvolvimento gradual do comportamento através das idades.
De um modo geral, as pessoas são bem diferentes uma das outras. Medir essas diferenças individuais, estudar o conjunto das características que faz de cada um uma síntese única, uma personalidade é o objeto da psicologia diferencial ou da personalidade.
O homem não veio ao mundo sozinho, nem se comporta como se fosse um ser isolado. A criança transforma-se num ser humano mediante um longo e complexo processo de socialização.As modificações no comportamento individual, mediante pressões de grupos, de indivíduos, de cultura e do meio social, são objetos da psicologia social.
Outros aspectos e modalidades do comportamento humano podem transforma-se em núcleo ou objeto de outras divisões da psicologia: psicologia infantil, psicopatologia ou psicologia do comportamento animal psicologia da aprendizagem etc.Em 1981, publicamos um texto por objeto de estudos e pesquisa o comportamento das pessoas dentro das organizações.
Esta variedade de tratamento da mesma realidade com adjetivação diferente dá a impressão de haver psicologias separadas entre si efetivamente, somando tudo, fica uma psicologia única.

ALGUNS VIDEOS PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS:

 









Bibliografia:
Teles Xavier in Antônio. Psicologia Moderna pág.08 à 12 Editora ática 32ª edição.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário