Behaviorismo
– Estudo do comportamento – Termo inaugurado pelo americano John B. Watson. O
termo inglês Behavior significa comportamento.
“Tendência
teórica que para ser denominada é usado termos como: comportamentalismo, teoria
comportamental, análise do comportamento.” (BOCK et. e al. 1999)
“Watson
buscava a construção de uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos
mentalistas e de métodos subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e
controlar.” (BOCK et. e al. 1999)
Behaviorismo
corresponde às respostas dadas a determinados estímulos.
“O
homem começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente sendo
tomado como produto e produtor dessas interações.” (BOCK et. e al. 1999)
“O
behaviorista sucessor de Watson é B.F Skinner (1904-1990). Seu behaviorismo
influenciou diversos psicólogos. O próprio Skinner cunhou esse termo para
designar uma filosofia da Ciência e do Comportamento (defendida por ele) por
meio da análise experimental do comportamento.” (BOCK et. e al. 1999)
Tipos
de comportamento segundo Bock et. e al.:
Comportamento
respondente – Comportamento que chamamos de não-voluntário (não depende da
nossa vontade). Ex: arrepio da pele quando o frio a atinge, fechar os olhos
diante de uma luz forte e etc.
Comportamento
operante – Comportamento que opera sobre o mundo direta ou indiretamente. Ex:
pegar um ônibus, escrever uma carta e etc. Pode ser representado dessa forma: R→S
(quer dizer resposta a um estímulo). Comportamo-nos da maneira como percebemos.
Reforçamento
– Conseqüência de seguir a uma resposta, alterando com isso a probabilidade de
no futuro ocorrer essa resposta. Há o reforçamento positivo e o reforçamento
negativo. No primeiro, todo evento aumenta a probabilidade futura da resposta
que o produz. Já no segundo, todo evento aumenta a probabilidade futura da
resposta que oi remove ou o atenua.
“Outros
processos que foram sendo formulados pela análise experimental do comportamento
foram: extinção que é onde a resposta deixa abruptamente de ser reforçada;
Punição que envolve a consequenciação de uma resposta quando há apresentação de
um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente.” (BOCK et.
e al. 1999)
Estímulos
diferentes que geram respostas diferentes “diz-se que o comportamento está sob
o controle de estímulos.” (BOCK et. e al. 1999)
Discriminação
de estímulos – “Quando uma resposta se mantém presente sob um estímulo, mas,
sofre certo grau de extinção na presença de outro.” (BOCK et. e al. 1999)
Generalização
de estímulos – “Estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço
na presença de um estímulo similar, mas diferentes.” (BOCK et. e al. 1999)
Segundo
Bock, “todos esses conceitos apresentados geralmente são aplicados na área da
educação. Entretanto, áreas como empresas, clínicas psicológicas, publicidade e
outras também têm recebido a contribuição das técnicas behavioristas.” (BOCK
et. e al. 1999) Ainda segundo ela, talvez no Brasil seja o país que mais se
utiliza as técnicas do behaviorismo.
Alguns Videos para maiores esclarecimentos:
BIBLIOGRAFIA
BOCK,
Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi.
Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia. Saraiva, São Paulo: 1999
Achei muito interessante o blog, porém esse fundo é muito ruim para leitura.
ResponderExcluirMesmo assim, parabéns.