BEHAVIORISMO




Behaviorismo – Estudo do comportamento – Termo inaugurado pelo americano John B. Watson. O termo inglês Behavior significa comportamento.

“Tendência teórica que para ser denominada é usado termos como: comportamentalismo, teoria comportamental, análise do comportamento.” (BOCK et. e al. 1999)

“Watson buscava a construção de uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e controlar.” (BOCK et. e al. 1999)

Behaviorismo corresponde às respostas dadas a determinados estímulos.

“O homem começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente sendo tomado como produto e produtor dessas interações.” (BOCK et. e al. 1999)

“O behaviorista sucessor de Watson é B.F Skinner (1904-1990). Seu behaviorismo influenciou diversos psicólogos. O próprio Skinner cunhou esse termo para designar uma filosofia da Ciência e do Comportamento (defendida por ele) por meio da análise experimental do comportamento.” (BOCK et. e al. 1999)
 
Tipos de comportamento segundo Bock et. e al.:
Comportamento respondente – Comportamento que chamamos de não-voluntário (não depende da nossa vontade). Ex: arrepio da pele quando o frio a atinge, fechar os olhos diante de uma luz forte e etc.
Comportamento operante – Comportamento que opera sobre o mundo direta ou indiretamente. Ex: pegar um ônibus, escrever uma carta e etc. Pode ser representado dessa forma: R→S (quer dizer resposta a um estímulo). Comportamo-nos da maneira como percebemos.

Reforçamento – Conseqüência de seguir a uma resposta, alterando com isso a probabilidade de no futuro ocorrer essa resposta. Há o reforçamento positivo e o reforçamento negativo. No primeiro, todo evento aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Já no segundo, todo evento aumenta a probabilidade futura da resposta que oi remove ou o atenua.

“Outros processos que foram sendo formulados pela análise experimental do comportamento foram: extinção que é onde a resposta deixa abruptamente de ser reforçada; Punição que envolve a consequenciação de uma resposta quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente.” (BOCK et. e al. 1999)

Estímulos diferentes que geram respostas diferentes “diz-se que o comportamento está sob o controle de estímulos.” (BOCK et. e al. 1999)

Discriminação de estímulos – “Quando uma resposta se mantém presente sob um estímulo, mas, sofre certo grau de extinção na presença de outro.” (BOCK et. e al. 1999)

Generalização de estímulos – “Estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferentes.” (BOCK et. e al. 1999)

Segundo Bock, “todos esses conceitos apresentados geralmente são aplicados na área da educação. Entretanto, áreas como empresas, clínicas psicológicas, publicidade e outras também têm recebido a contribuição das técnicas behavioristas.” (BOCK et. e al. 1999) Ainda segundo ela, talvez no Brasil seja o país que mais se utiliza as técnicas do behaviorismo.

Alguns Videos para maiores esclarecimentos:








 


BIBLIOGRAFIA

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia. Saraiva, São Paulo: 1999

Um comentário:

  1. Achei muito interessante o blog, porém esse fundo é muito ruim para leitura.

    Mesmo assim, parabéns.

    ResponderExcluir